Este é um blog criado por uma Pessoa Comum, que mostrará como irá conseguir seu primeiro milhão. Esse blog não tem certificação para análises, não oferece consultoria de investimentos, trata-se apenas da trilha de um investidor amador em busca da sua independência financeira

terça-feira, 11 de abril de 2017

FACULDADE NÃO ENRIQUECE NINGUÉM.

Estou finalizando a minha segunda graduação e fico pensando por diversas vezes no que a Faculdade me ajudou a ser uma melhor pessoa...

Claro que aprendi muitas coisas, aumentei meu networking e me vejo bem preparado, em um ótimo cargo, mas, quando termino essa segunda faculdade olho para os meus colegas de faculdade e vejo que a grande maioria não teria capacidade de liderar uma equipe ou está muito longe de querer isso, além do mais não estão nem aí para o dinheiro, cheios de financiamentos, carros parcelados e por aí vai... Também penso como está o nosso mercado de trabalho, com muitas pessoas com graduação e sem experiência na prática ou no mundo real.

Essa semana li alguns blogs, um era do nosso amigo INVESTIDOR INGLÊS (http://investidoringles.blogspot.com.br/2017/04/dica-de-investimento.html)  que falava para investir em você e acho que ele está corretíssimo na avaliação, porém, acredito fielmente que a experiência conta muito e com certeza o inglês é fundamental no mercado de trabalho, claro que é para aqueles que querem se diferenciar e consequentemente ganhar mais...
Na faculdade existe muitas matérias que julgo desnecessárias, porém, sem elas não haveria formação, além do mais as universidades hoje em dia viraram uma decoreba do cacete, mostrando muito pouco da vida dinâmica do mercado de trabalho. Na faculdade não existe conflitos, brigas, problemas com RH, conflito de interesses, politicagem e muitas outras coisas que acontecem diariamente em nossas empresas...

Talvez esse post seja um pouco de desabafo devido a porcaria de Integral e Derivada que estou estudando e acho que nunca mais usarei em toda a minha vida rsrs...
Hoje se eu tivesse que aconselhar alguém eu diria:

Faça uma graduação; (é necessário para CV) mas não se prenda apenas nisso;

Faça um intercambio; (Busque uma leitura ampla, conheça outra cultura);

Aprenda Inglês; (Isso é essencial no mercado de trabalho atual)

Cuide muito bem do seu dinheiro.


A consequência de tudo isso será sucesso em sua vida...

24 comentários:

  1. Olá VC1KK! Obrigado pela citação!

    Entendo seu desabafo, e você também está quase corretíssimo em dizer que faculdade não enriquece ninguém, pois ela enriquece o dono man! rs

    Eu estudei Ti, sinceramente aprendi 90% no trabalho do que na faculdade, mas foi ela que me deu o trampo... Cruel não?

    Hoje faculdade virou o colegial de outros tempos...


    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá II...

      Com certeza faculdade faz parte do CV...mas que virou um colegial de "status" virou rsrs..

      abs

      Excluir
  2. Eaí meu grande amigo VC1KK!
    Cara sinceramente eu não sei mais o que fazer, parece que a gente vivo um grande faz de conta. Você entra na faculdade com a promessa de se formar e ter um bom salário. Mas tudo o que eu vejo são milhões de pessoas com diploma embaixo do braço e desempregadas. O mercado é cruel, e infelizmente não comporta todo mundo.
    Não sei o que será de mim quando eu me formar no fim do ano que vem, mas sinceramente uma coisa eu sei: O que eu vou ganhar, é o mesmo que um vendedor de automóveis sem formação acadêmica.

    Mas mudando de assunto, como estão os preparativos para a chegada da Julia Compostas? Espero que não afete muito o seu orçamento.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sistema de ensino é todo um teatro com pouca aplicação no mundo real, e vão fazer de tudo pra te provar do contrário.

      Excluir
    2. Na verdade o problema é que 80% da manada gasta tempo fazendo faculdades em áreas erradas, em que não há demanda.

      O conselho que dou é: veja pra onde o mundo está indo, e aí escolha sua carreira.

      Tenho uma pessoa na minha equipe que é mestre em Linguas e trabalha muito bem em TI... escolheu mudar de carreira por falta de perspectiva.

      É uma decisão pesada mas às vezes é melhor do que ficar a vida inteira dando murro em ponta de faca.

      até +!

      Excluir
    3. Olá,

      Faculdade é necessário para preencher CV, porém, em sua grande maioria serve apenas para "tirar" dinheiro das pessoas e pouco acrescenta de forma conclusiva no enriquecimento intelectual da pessoal...

      Meu grande amigo Einstein!

      A principio é Julia, temos mais um exame no começo do mês que vem onde terei 100% de ctza, ela vai muito bem, barriga crescento muito rsrs..muita felicidade...

      Abs.

      Excluir
  3. A algum tempo tenho considerado seus conselhos neste post, do modo como foram postos, mais do mesmo. De modo geral isso ai não só não garante sucesso como é pura perda de tempo e dinheiro.
    Pai rico pai pobre, cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou bem, pai rico pai pobre!!! Inclusive essa literatura deveria ser OBRIGATÓRIA, mas como sempre é pouco citada ou até mesmo nem citam em sala de aula...lamentável.

      Excluir
  4. Minha área é a juridica. TUDO que aprendi foi estudando sozinho, seja depois de ja ter formado ou durante a faculdade.
    É como eu disse uma vez depois de ter me formado (e continuo dizendo): "quanto mais eu estudo, mais eu percebo que na faculdade fui enganado!"
    Abraco e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo IM...

      Minha esposa é da área Jurídica tbm, vejo a mesma coisa nela do que vc falou, aprende muito mais sozinha do que na faculdade, o custo de uma graduação é muito elevado para os benefícios que traz...

      Excluir
  5. Pelo menos na minha área (TI) faculdade ajuda muito. Por exemplo, ser admitido em cargo sênior pra cima, precisa ter uma pós graduação. Converso frequentemente com candidatos que tem toda a capacidade técnica para ser admitido, mas pela falta de faculdade acabam não conseguindo o emprego.

    Não sei qual seu ramo, mas eu investiria num MBA, num Pós MBA (já fiz e é muito bom pra criar networking) e depois um mestrado. Isso pra mim faz sentido do ponto de vista de desenvolvimento pessoal e também valorização profissional.

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rico,

      Concordo com vc, para networking é tudo nos dias de hoje...

      Meu planejamento é realizar uma pós e mestrado, quero lecionar, mas tenho certeza que o custo de toda essa trajetória será muito alto para talvez um baixo retorno.

      Excluir
    2. Vc tem que ver as coisas por dois lados: 1) o retorno financeiro dessa graduação e 2) a sua empregabilidade. Ter estabilidade no emprego (falando de iniciativa privada) é possível, desde que você se qualifique mais que os seus concorrentes de trabalho.

      Eu sigo essa estratégia e sou mais qualificado formalmente que meus pares, logo sou mais visado para upgrades na carreira e menos visado em épocas de crise.


      abraço

      Excluir
  6. Olá VC1kk,

    Depois que eu me formei fui ver que faculdade é mais perda de tempo mesmo. A maioria é enrolação. Aprendi mais por fora e nas empresas que trabalhei.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CI..

      Na pratica aprende muito mais, faculdade é mera formalidade, tanto que os melhores em nota nem sempre são os melhores no mercado de trabalho.

      Excluir
  7. Faculdade não é sinônimo de inteligência !!! Existem muitas pessoas inteligentes e esclarecidas que não são formadas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo Stifler...

      Com ctza, faculdade é complicado...

      Abs

      Excluir
  8. Olá, VC1KK!

    Eu comi o pão que dois diabos amassaram na minha faculdade: estudei com gente da pior espécie, passei por greve, MEC se metendo, mudança de bairros (estudei em 5 bairros diferentes pra conseguir concluir o holocausto, digo, faculdade), professora cuzona que me perseguia, um ex noivo que ficava no meu pé e ainda tinha que conciliar isso com o trabalho. Na minha experiência pessoal, a faculdade moldou caráter e quando eu botei a mão no diploma, aquilo foi uma conquista pessoal incrível não pelo diploma em si (um diploma não garante emprego, sequer enriquecimento), mas pela pedreira que passei para chegar nele.
    Sou suspeita porque gosto de estudar e tals, mas aprendi bastante na faculdade (muito pelas situações não-acadêmicas que vivenciei lá) e aprimorei muito a minha visão em meu ambiente de trabalho.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Buenas, VC1KK! Até hoje nunca usei Derivada nem Integral depois de formado - kkkk! Mas uso muitos conceitos que vi na faculdade, adaptando para o mundo real e sem muita teoria.

    Problema + conceito = variáveis que vou mexer

    Depois é tentativa e erro, e a experiência permite o chute mais calibrado!

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Caro amigo, discordo 1000% de você. Foi a faculdade que me levou onde estou, associada a princípios de vida e trabalho. Concordo que para ser rico, não precisa obrigatoriamente ter feito faculdade (quantos professores de educação física ricos vc conhece? Eu conheço um, que foi empreendedor e tem 4 academias!).

    Não faço idolatria a "não estudar", acho fundamental ter sim uma boa formação acadêmica. É o pavimento para se subir na vida, conhecimento não ocupa espaço!
    Repito: ser rico ou não, depende de cada um empreender - exceto que roube como político no Brasil.

    Frase que adoro: "Você acha a educação cara? Experimente a ignorância!".

    ResponderExcluir
  11. Opa vc1kk.

    Então, eu concordo com o amigo Heavy Metal. Faculdade é importantíssimo ainda mas, não é o suficiente. Deve-se estudar também idiomas, aprimorar a escrita e adquirir cultura de uma forma mais abrangente para saber conversar sobre vários assuntos e não somente sobre futebol. Mas você também tem razão, entendo seu ponto de vista.

    Abs
    EQRP

    ResponderExcluir