Este é um blog criado por uma Pessoa Comum, que mostrará como irá conseguir seu primeiro milhão. Esse blog não tem certificação para análises, não oferece consultoria de investimentos, trata-se apenas da trilha de um investidor amador em busca da sua independência financeira

quarta-feira, 15 de março de 2017

Faça a diferença na vida das Pessoas!!!

Mudança de Habito.

Sempre ouvi e li em muitos livros que falam de economia, “Gaste menos do que ganha”, a frase é óbvia, porém, muitas, mais muitas pessoas ignoram ela e simplesmente saem gastando tudo como pode e deixa que o futuro se encarregue de resolver.

                Pois bem, nunca fui assim......MENTIRA, já fui sim rsrs, mas vi que a vida é péssima, amarga e sem brilho quando você está cheio de dívidas e insatisfeito por não conseguir comprar alguma coisa, pior ainda se você tiver filho e não conseguir dar algo que ele goste.

                Quando ainda era novo, passei alguns perrengues, mas logo a minha ficha caiu, lembro muito bem, foi em uma aula de Custos que eu comecei a entender o mundo melhor e de lá para cá alguns hábitos mudaram em minha cabeça e minhas atitudes a respeito do dinheiro, sempre falei muito com alguns amigos próximos, sempre em vão, muitos achavam magnifico falar de finanças e investimentos, mas continuam fazendo tudo errado. Eu comecei investindo R$10,00 reais e hoje estou caminhando bem, sinto que devemos deixar um legado nesse mundo, assim, tento mostrar como cuido do meu dinheiro para as pessoas, tento fazer com que enxerguem o que é óbvio, não gosto de falar que ensino porque ensinar cai como obrigação de dar certo “algo”, mas com investimentos sabemos que muito vai do psicológico do investidor, um pouco é do conhecimento e a menor parcela é o aporte.

Abaixo vou contar o caso de amigos próximos e seus desempenhos após investirmos algum tempo conversando sobre dinheiro. (Todos os nomes são fictícios).

1º Magali: Prima com 18 anos, recentemente conseguiu seu primeiro emprego, me surpreendi muito quando veio até mim tirar algumas dúvidas de como investir etc... me senti muito empolgado em ensinar, passei algumas “dicas” de como opero, olhar os números mensalmente etc... PASMEM, após 6 meses entre baladas, saídas, parques e outros divertimentos, a pequena prima veio no final de semana falar que já tinha atingido os 3k e queria ir para a poupança de segurança, juro que na hora fiquei muito mais muito orgulhoso, levei ela para tomar um sorvete junto com a minha esposa e continuei aconselhando, acho que terá um ótimo potencial para chegar ao primeiro milhão.

2º Pedro: Trabalhava na mesma empresa que eu, fazia corpo mole, tinha dois filhos e esposa que não trabalhava. Muito bem, em dezembro de 2014 estava empolgado para pegar meu 13º e aplicar, ficaria apenas com 1/3 de férias para aproveitar, quando vi esse colega triste no canto, perguntei o que havia ocorrido, ele me falou que o dinheiro iria para pagar contas e o natal seria comprometido, mas que iria torrar o cartão para o natal e começar 2015 pagando contas, na hora eu fiquei doido, falei para ele de como seria o meu final de ano (não acho que é vangloriar da situação, mas a pessoa tinha o mesmo cargo que eu e levava uma vida ferrada), dei inúmeras dicas de como melhorar em casa, ele falou que a meta para o 13º de 2015 seria não ter dividas no final do ano, passou 2015, logo ele pediu para sair da empresa para trabalhar em outro lugar etc... em dezembro de 2015 não aguentei e perguntei como estava a vida, se tinha implantado na casa dele as dicas etc...falou que não deu nada certo e que estava novamente ferrado, alias mais do que no último ano... Conclusão que tirei: vai viver a vida toda assim, não abre os olhos, o pino da cabeça está muito preso para se libertar das dívidas.


Conclusão, acredito que muitos rezam para melhorar nas finanças, mas quando tem a oportunidade de melhorar acabam dispersando, ou não empregando atenção necessária para melhorar de situação, continuo com a certeza de que o tempo que eu invisto estudando não é à toa e quero sim poder influenciar a vida das pessoas positivamente.

2 comentários:

  1. Pra mim a situação que mais temos que ter atenção é: "quando passar a ganhar mais, gastar mais".

    Um dos perigos, para mim, é esse. Muito difícil a pessoa manter os gastos após receber um aumento, por exemplo.

    Bom post! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro amigo MP.

      Nessa minha caminhada eu já tive 2 promoções e a minha esposa tbm, porém, nunca subi os gastos, acredito que se a pessoa estiver focada vai conseguir, porém, muitos não pensam assim..

      Abs.

      Excluir